Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Colocando a postura no eixo atravéz da posturologia

COLOCANDO A POSTURA NO EIXO

Método francês de reprogramação postural atua na prevenção de doenças associadas ao desequilíbrio do corpo De todos os elementos que compõem um porte classudo, compete á postura garantir a harmonia estética do corpo e uma presença marcante no salão.Mas não é apenas para o visual que está voltado o cuidado com o equilíbrio postural.Essencialmente, ele pode evitar uma série de patologias crônicas como lombalgias, lordoses, artroses, além de dores musculares e cefaléias. Com a promessa de deixar esses incômodos para trás e colocar tudo nos eixos, os Estudos do Sistema Tônico Postural (Posturologia) chegam a sua maturidade, reunindo diversas especialidades (Odontologia, Podologia, Oftalmologia, Fisioterapia) no tratamento da postura corporal.
A partir da Posturologia, foi criado o método de reprogramação postural que atua na prevenção e no tratamento de uma série de doenças vinculadas aos desequilíbrios do corpo.O diferencial é que o diagnóstico é feito pela avaliação de outros órgãos do corpo, chamados de captores, além da própria coluna vertebral.
A postura é afetada diretamente por disfunções nos pés e nos olhos e, em menor escala, pelas disfunções crânio-mandibulares, articulações e cicatrizes profundas na pele.”Ainda é um trabalho pouco divulgado no Recife, mas temos o desejo de que a cidade se torne referência em Posturologia”,disse a fisioterapeuta e professora da UFPE, Vilma Santana, que está concluindo o Doutorado na França e clinica no Núcleo Ortopostural, na Ilha do Leite. É a especialista, inclusive, quem faz as traduções dos cursos, no Brasil, do responsável pela fundamentação clínica da Posturologia, o francês Bernard Bricot – que estará em São Paulo, no começo de dezembro deste ano, para participar do “Terceiro Congresso Brasileiro da Ciência e Arte da Oclusão, Sensibilidade e Motricidade.”A reprogração postural criada por Bricot deve ser realizada ainda na fase de crescimento do indivíduo, evitando que os problemas se tornem crônicos e aproveitando o potencial de crescimento para fazer a correção”, explica Vilma. “Por isso os pais devem ficar atentos se o filho sente dores de coluna, nos joelhos e de cabeça. Se a criança reclamar, então é sinal de que o desequilíbrio já está acentuado”, acrescenta ela.

O DIFERENCIAL É QUE O DIAGNÓSTICO É FEITO PELA AVALIAÇÃO DE OUTROS ORGÃOS, CHAMADOS CAPTORES, ALÉM DA COLUNA VERTEBRAL

Depois que tomou conhecimento da Posturologia, a odontóloga Sandra Brito percebeu que enfrentava o problema dentro de casa, com a filha Luciana, de 8 anos. A menina, que já fazia tratamento de ortodontia, tinha um ombro mais alto do que o outro e os pés valgos (voltados para dentro). “Quando tomei consciência, vi que a postura dela não estava harmônica e que sofria com muitas dores de cabeça”, conta. Depois da avaliação, Luciana passou a usar palmilhas de bio-estimulação que trabalham o equilíbrio corporal através de um sistema de freqüências, com atuação na planta do pé. “A terapêutica trabalha o fator psicocomportamental e auto-estima, uma possibilidade da criança gostar mais do seu corpo”, informa Vilma. Na avaliação, pode ser diagnosticado se a pessoa apresenta defeitos de convergência dos olhos e disfunções na mandíbula, como o bruxismo.”Uma pessoa que tem uma hipoconvergência do olho direito, por exemplo, pode apresentar o ombro esquerdo mais baixo que o direito. Já os pés valgos aumentam a curvatura fisiológica da coluna”, explica Vilma Santana. Apesar da pouca idade, Christine Jordão, 13 anos, sofre com os desconfortos causados por uma escoliose. “Ás vezes, quando corro, sinto dores nas costas e, na hora da aula, procuro uma posição mais confortável na cadeira”, relata ela.

Adultos - A Posturologia também alcança respostas positivas em casos de desequilíbrio postural crônico em adultos. A fisioterapeuta Savana Cavalcanti, de 27 anos, suportava uma rotina de dores na cervical e fortes cefaléias, que a faziam tomar uma caixa de remédios por mês.”Há dois anos, comecei a corrigir a mandíbula (tinha mordida cruzada). Mais foi com a reprogramação postural que percebi que ainda apresentava desequilíbrio nos olhos e nos pés”, disse Savana. “Meu medo era de que algumas posturas viciosas se tornassem estruturais. Após 10 meses de tratamento, já sinto um alívio de 80% das dores e da depressão”, completa ela. “O adulto tem mais percepção do próprio corpo, realizando de forma positiva e disciplinada o tratamento”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário