Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de março de 2010

Palmilhas para Correção da Postura



PODOPOSTUROLOGIA - Palmilhas para Correção da Postura e Alívio de Dor
Isso mesmo! A Reprogramação Postural através de Palmilhas, ou Podoposturologia, é uma especialidade onde o Fisioterapeuta estuda as alterações da postura através da análise dos pés. O principal objetivo é promover a correção de possíveis alterações posturais do pé, joelho, quadril e coluna com o uso de palmilhas.

É um novo conceito de tratamento. As Palmilhas Posturais são confeccionadas a fim de realizar uma reprogramação postural através de elementos que serão dispostos em lugares estratégicos para reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar.

Estas informações são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central que em resposta regulará as oscilações por intermédio dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos pés, pois o equilíbrio do corpo humano quando ereto se inicia pelos pés.

A reprogramação postural através de palmilha é um método que promove tanto a prevenção (muito usado entre atletas para evitar lesões) como o tratamento terapêutico (para alívio de dores e correção postural). Teve origem na França e busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.





Antes de tudo o fisioterapeuta deverá fazer uma Avaliação Clínica Postural e só então confeccionará as palmilhas posturais de acordo com a individualidade da pessoa, da postura corporal, tipo de pisada e pé. Tratam a causa dos problemas através dos pés, promovendo uma Reprogramação Postural Global. Essas alterações posturais são corrigidas com palmilhas proprioceptivas e com o tratamento fisioterapêutico específico (como por exemplo RPG e Quiropraxia).

Indicações:
·-->Dores Lombares, Torácicas e Cervicais
-->Alterações mecânicas: Pés Planos e Cavos, Calcâneo Varo e Valgo; - Hálux Valgo (joanetes)
· -->Espondilolisteses
· -->Dores na planta dos pés
· -->Dores no quadril
·-->Artroses
·-->Esporão de Calcâneo
·-->Metatarsalgias
·-->Neuroma de Morton
·-->Periostite (canelite)
·-->Fraturas de Estresse
·-->Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo)
.-->Pés Diabéticos
·-->Escolioses
·-->Cifoses
·-->Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta)
·-->Cefaléias (dores de cabeça)
·-->Distúrbios de circulação dos membros inferiores
·-->Síndromes musculares e das membranas fasciais (que envolvem os músculos, tendões, ligamentos e ossos)

A prevenção do transtorno do equilíbrio e da postura permite uma melhor harmonia postural, tanto em indivíduos nas suas mais diversas profissões como também em atletas. Com um melhor equilíbrio, o indivíduo fadiga menos, suas possibilidades físicas e intelectuais melhoram.

Existe também palmilhas desenvolvidas e direcionadas para o futebol, tênis, golfe, basquete, voleibol, corrida, caminhada. As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar joelho quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove um aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas.

É fundamental que a indicação das palmilhas seja correta, pois o uso inadequado pode propiciar alterações lesivas na postura e gradativamente desenvolver desconforto e dor. O uso de uma palmilha ortopédica clássica, feita sem ser específica para cada individuo, pode modificar a biomecânica e desorganizar uma postura ideal.

3 comentários:

  1. Olá Dr.,meu nome é Helain,tenho 45 anos.Já fui avaliada e constataram hiperlordose.Gostaria de saber se existe algum aparelho para corrigir,pois sinto dores,além do que aparento ter barriga,mesmo estando com meu peso normal.
    Aguardo ansiosa sua resposta.Meu e-mail helainea.souza@yahoo.com.br
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Hiperlordose, Hipercifose e escoliose mto acentuada, não têm cura, a não ser quando a pessoa morre, reencarna, e recebe um novo corpo. Lamento, mas é isso mesmo.
    Ah...Existe um procedimento novo, que é o Toque Quântico, praticado por Bia de Oliveira, em SP. Busque no Google o site dela e compre o livro com o mesmo título.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Como se pode ver, estou certo, pois o médico nada disse. Quem cala, consente, né?
    Boa sorte, moça. Tente o Toque Quântico.

    ResponderExcluir