Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO APOIO PLANTAR PRÉ E PÓS O USO DE PALMILHAS PROPRIOCEPTIVAS

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO APOIO PLANTAR PRÉ E PÓS O USO DE PALMILHAS PROPRIOCEPTIVAS




Resumo: A Podoposturologia é uma área do conhecimento que abrange postura corporal humana. Utiliza as palmilhas proprioceptivas com a finalidade de prevenir e tratar alterações posturais. O objetivo foi analisar a influência das palmilhas proprioceptivas através de uma plataforma de força, para verificar a distribuição da descarga do apoio plantar anterior, posterior, lateral direito e lateral esquerdo pré e pós o uso da palmilha. A pesquisa foi realizada com 56 indivíduos adultos, com idade entre 30 e 40 anos, sendo 32 homens e 24 mulheres. Os resultados obtidos apontaram diferença significativa na descarga de peso no apoio plantar anterior, posterior e lateral direita e lateral esquerda entre os momentos pré e pós para a variável da distribuição do apoio plantar (p ≤ 0,01). Conclui-se que os indivíduos obtiveram uma melhor distribuição do apoio plantar após o uso das palmilhas proprioceptivas. Estas palmilhas favorecem uma melhor distribuição do apoio corporal entre os pés e um equilíbrio corporal devido, possivelmente, a uma melhor organização do tônus muscular e postural.
Palavras Chave: Palmilha Proprioceptiva, Protocolo CNT, Descarga de Peso.
Abstract: Podoposturology is a knowledge field that has a postural approach. Using the principle of proprioceptive insoles that are plantar orthosis with the aim of prevent and treat orthopedic and postural dysfunctions. The objective was to analyze the influence of proprioceptive insoles throughout a force platform, to verify the distribution of the anterior, posterior, right-hand side and left-hand side plantar support before and after the use of the insoles. The research was done with 56 adult subjects with average age of 30 and 40 years old, being 32 man and 24 women. The obtained results pointed to a significant difference in anterior, posterior and right-hand side and left-hand side weight discharge on plantar support between the moments (before and after use of insole) in plantar support weight displacement variable (p≤0,01). We can conclude that the subjects obtained a better distribution of plantar support after the use of the proprioceptive insoles. Those insoles gives a better distribution of body support between the feet and a better body balance due to, possibly, to a better organization of muscle and postural tone.
Keywords: Proprioceptive insole,CNT Protocol, Weight Discharge.
INTRODUÇÃO
Uma das tarefas mais importantes do controle postural humano é a do equilíbrio do corpo sobre a base de apoio fornecida pelos pés. O sistema podal é uma ferramenta importante do sistema nervoso central (SNC) no controle da postura. O SNC utiliza as vias motoras ascendentes, que recebem informações podais, para controlar as posições dos pés e do corpo e para coordenar os movimentos posturais em relação ao meio externo [1].
Desde que os humanos adotaram a postura ereta bípede, eles têm sido desafiados pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena área de suporte fornecida pelos pés [2].
Para o indivíduo ter uma boa postura o centro de gravidade deve se localizar no polígono de sustentação, pois um centro de gravidade fora do alinhamento diminui os limites de estabilidade do indivíduo e compromete os padrões normais de movimento [2].
O homem se estabiliza em seu meio ambiente utilizando as informações oriundas de seus órgãos sensoriais e sensitivos em relação com o meio ambiente. Este mecanismo de controle postural está fundamentado na coordenação intrínseca entre o sistema vestibular, o sistema visual e as informações táteis e proprioceptivas dos pés. Esses três estímulos sensoriais fornecem ao individuo informações a respeito da orientação postural [3,4].
Portanto, o pé é uma estrutura que esta em contato com o solo e controla a distribuição da
pressão plantar, o apoio, a absorção de impacto, o equilíbrio, o impulso, suporta o peso e ajusta a postura na posição ereta [3,4].
O comportamento do sistema sensorial de controle na postura pode ser avaliado de forma não invasiva pela baropodometria, utilizando-se uma plataforma de força.
A podoposturologia é uma área que possui uma abordagem postural através de prevenção e tratamento usando o princípio das palmilhas proprioceptivas termo moldáveis criadas em 1980 por Bordiol [5]. Este princípio está fundamentado na ação de peças podais muito finas que são colocados sob a pele e músculos plantares. Estas peças estimulam os mecanorreceptores da região por uma deformação mínima através de pequenos relevos fornecendo informações ao sistema postural. Como resposta, o SNC produz o reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares e corrige as assimetrias posturais [3,5,6].
A escolha destas peças podais corretivas será feita em função da avaliação clínica com o intuito de identificar a origem da disfunção [5].
O presente estudo teve por objetivo analisar a influência das palmilhas proprioceptivas termo moldáveis para verificar a distribuição da descarga do apoio plantar anterior, posterior, lateral direito e lateral esquerdo pré e pós o uso da palmilha em indivíduos adultos.
MATERIAIS E MÉTODOS
O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa do tipo pré-experimental, analítico consecutivo transversal não controlado, sendo realizada no Laboratório de Marcha e Equilíbrio da Escola de Terapia Manual e Postural na cidade de Londrina – PR.
A amostra (n=56) foi composta aleatoriamente por 56 indivíduos saudáveis de ambos os sexos, sendo 32 homens e 24 mulheres, com idade média de 36,18 anos (desvio padrão de 3,2), pesando em média 67,4 kg (desvio padrão de 13,9) e medindo em média 168,09 cm2 (desvio padrão de 10,9).
O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, sendo que os voluntários selecionados para o estudo assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido contendo informações que os deixaram cientes do objetivo, dos procedimentos e orientando que o mesmo não envolve risco à sua saúde.
Os materiais e equipamentos utilizados foram: Notebook, Baropodômetro de procedência italiana da marca FOOTCHECKER® com programa computadorizado versão 1.1.2.0. de análise dos dados e uma plataforma equipada com 2.700 sensores piezoelétricos de pressão dispostos em uma área de 289 cm2 (17cm x 17cm), com tempo de coleta de 30 segundos, placas de EVA(etilvenilacetato) de 2mm e 3mm, Palmilha termo moldável, Podomix®, Podolixadeira® Plus Profissional, Moldador de Palmilhas da marca Podaly®, Soprador Térmico Profissional, Gabaritos Podaly® (masculino e feminino), Botas Plásticas Podaly®, Plantigrama.
O Baropodômetro foi colocado a 1 metro de distância da parede e os voluntários foram orientados a se posicionar em pé sobre o mesmo, em apoio bipodal, estático e imóvel, descalço, olhando para o horizonte, em um ponto de referência fixado na parede na altura de seus olhos. A analise baropodométrica foram obtidas durante 30 segundos.
Os voluntários foram avaliados pelo protocolo CNT. O protocolo CNT é um meio de avaliação postural em podoposturologia que possui três aspectos a serem observados nas avaliações e reavaliações dos tratamentos com palmilhas proprioceptivas [5,8]
Nesta avaliação o individuo deve permanecer em pé. São observadas as variáveis independentes descritas no protocolo CNT. São elas: A) comprimento dos membros superiores; B) nível das cristas ilíacas; C) teste dos polegares ascendentes na região para vertebral da coluna e das espinhas ilíacas postero superior ou teste de bassani [7].
No estudo foram utilizadas somente três peças podais corretivas. Sendo: uma barra infra capital (BIC) e dois elementos infra cubóides (EIC). Estas peças são fixadas nas palmilhas e ficam sob a pele e músculos ativando os mecanorreceptores da região plantar através de uma deformação mínima e fornecem informações ao sistema postural.
Após definir as peças podais corretivas que cada voluntário necessitou foi confeccionada uma palmilha termo moldável. Os voluntários foram orientados a usarem as palmilhas pelo menos 3 horas por dia na primeira semana, passando por um processo de adaptação e após esta primeira semana poderiam usar por mais tempo.
O experimento com palmilhas proprioceptivas termo moldáveis durou dois meses. Sendo realizadas duas análises baropodometrica, uma no inicio do uso da palmilha e a outra após o segundo mês de uso da palmilha.
Em cada fase, foram colhidos dados baropodométricos da porcentagem da descarga de peso no apoio plantar anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda, caracterizando a distribuições da descarga de peso no apoio plantar.
A coleta, organização e descrição dos dados foram feitas pelo Software Microcal Origin 6.0 para realizar a análise comparativa através do teste T-Student com índice de significância de p<0,05 dos dados baropodométricos obtidos e na montagem das figuras com os resultados alcançados.
RESULTADOS
Diferenças estatisticamente significante foram encontradas quando comparadas as descarga de peso do grupo de indivíduos antes e após o uso das palmilhas. A comparação entre as descargas de peso no apoio plantar Anterior Pré e Pós palmilha, foi estatisticamente significante com valor de p igual à: 0,0000004 respectivamente, com média de 47,97% (DP de 6,48%) pré-palmilha e média de 43,74% (DP de 5,82%) pós-palmilha. Na comparação entre as descargas de peso no apoio plantar Posterior Pré e Pós-palmilha foi estatisticamente significante com valor de p igual à: 0,0000007, respectivamente com média de 51,96% (DP de 6,44%) pré-palmilha, e média de 56,11% (DP de 5,83%) pós-palmilha. O mesmo foi observado na descarga de peso lateral Esquerdo (p = 0,00009) com média de 43,65% (DP de 7,68) pré-palmilha e média de 47,61% (DP de 3,32) pós-palmilha e observou na descarga de peso lateral Direito (p = 0,00007), com média de 56,37% (DP de 7,67%) pré-palmilha e média de 52,32% (DP de 3,38%) pós-palmilha.
Na Figura 1 observou-se que antes do uso da palmilha os indivíduos deslocavam o apoio plantar para região anterior dos pés e para o lado direito e pós o uso das palmilhas ocorreu um deslocamento da área de descarga do apoio plantar para região
posterior e para o lado esquerdo, melhorando a distribuição do apoio plantar entre os pés.
PosteriorAnteriorEsquerdoDireitoDescarga de Peso (%)Descarga de Peso (%)060402040206060 40 20 0 20 40 60 Pré Pós
Figura 1 - Ilustração da média do deslocamento da área de descarga de peso Pré e Pós usam de palmilha.
DISCUSSÃO
Vários autores descreveram a baropodometria como sendo um bom complemento na rotina de avaliação de patologias que possam vir a interferir no controle do equilíbrio corporal [2,4,6].
Segundo Bienfait [6], os apoios dos pés no chão condicionam toda estática. Não há boa estática sem bons apoios, sejam as deformidades dos pés causa ou conseqüência da estática deficiente. Para Bricot [3], uma deformidade dos pés repercutirá sempre mais acima e necessitará de uma adaptação do sistema postural. A integridade desse sistema desempenha um importante papel na manutenção do equilibro.
O uso de elementos corretivos em palmilhas contribui com uma reprogramação postural através do alinhamento dos segmentos corporais, atuando no sistema postural fino [6].
No gráfico 1 observa-se uma diminuição na média da descarga de peso na parte anterior dos pés e um aumento na descarga de peso na parte posterior dos pés após o uso da palmilha. No lado esquerdo ocorreu um aumento na descarga de peso e houve uma diminuição na descarga de peso no lado direito após o uso da palmilha. Essa mudança deve-se a uma melhor distribuição do apoio plantar entre os pés e melhor estabilidade postural.
Modificações proprioceptivas interferem na postura. Muitas patologias podem ser tratadas com estimulações posturais ao nível dos órgãos sensoriais. As deformidades da coluna vertebral podem ser reduzidas após estimulações plantares com calços podais [4, 9, 10, 11].
Os mecanorreceptores podais detectam variações de pressão na ordem de 300 miligramas e são ativados com uma deformação mínima de 5 microns, através de relevos de 1 a 3 milímetros [7, 9].
A mensagem cutânea aferente vinda do pé informa ao sistema nervoso central sobre a posição do corpo e induz uma resposta postural regular adaptativa [9, 10, 11].
Manfio et al. [13], descreve que aproximadamente 60% do peso corporal estão distribuídas nos calcanhares, no máximo 5,2% localizam-se no meio do pé, 31% a 38% na região da cabeça dos metatarsos e no máximo 2% na região dos dedos.
Este resultado vem ao encontro dos achados na pesquisa, em que a média da descarga de peso ficou maior na região posterior após o uso das palmilhas, com 56,11% do peso na parte posterior ficando perto da normalidade.
Estes resultados estão de acordo com os trabalhos descritos por Gagey e Weber [4], eles descrevem que os pés são considerados como
entradas sensoriais devido à alta quantidade de receptores em sua planta e são causadores de desequilíbrios posturais ascendentes.
A utilização de palmilhas proprioceptivas foi ao encontro do pensamento de Nasher [14], onde ele descreve que a manutenção da estática postural é um complexo mecanismo de controle alimentado por um fluxo de impulsos neurológicos provenientes de estímulos proprioceptivos (neuromusculares), cujas informações são processadas pelo sistema nervoso central e retornam pelas vias eferente para manter o controle do equilíbrio corporal pela contração dos músculos antigravitários.
CONCLUSÃO
Este estudo demonstrou que os indivíduos obtiveram uma melhor distribuição da descarga do apoio plantar entre os pés e um melhor equilíbrio corporal após o uso das palmilhas proprioceptivas termo moldável devido, possivelmente, a uma melhor organização do tônus muscular e postural.
Como sugestão para trabalhos futuros, aspectos como faixa etária, gênero, patologias, parâmetros estabilométricos podem ser analisados.
REFERÊNCIAS
[1] Horak, F. B.; Shupert, C. L. Função do Sistema Vestibular no Controle Postural. In: Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular, 2. ed. São Paulo: Manole, 2002.
[2] Duarte, M., Analise estabilográfica da postura ereta humana quasi-estática, 2000. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
[3] Bricot, B. Posturologia. São Paulo: Ícone, 1999.
[4] Gagey, P. M ; Weber, B. Posturologia: Regulação e distúrbios da posição ortostática. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000.
[5] Przysiezny, W. L.; Podoposturologia – Reprogramação postural através de palmilhas: prescrição e confecção de palmilhas posturais. Polígrafo, Londrina, 2006.
[6] Bienfait, M. Os desequilíbrios estáticos: filosofia, patologia e tratamento fisioterápico. 3.ed.São Paulo: Summus, 1995.
[7] Ceci, L.A.; Salgado, A.S.I.; Przysiezny, W.L.; Modificação das aferências sensitivas podais e sua influência na amplitude. Rer. Fisio Magazine, 2004; v.1, n 03, 116-119.
[8] Villeneuve, P.H. Coord. Sensibilité Plantaire Et Équilibre. In. Villeneuve, P.H. Coord., Pied equilibre & posture, Paris. Éditions Frison-Roche, 1996, 43-59.
[9] Przysiezny, W. L.; Formonte, M.; Przysiezny, E.; Estudo do comportamento da distribuição plantar através da baropodometria em indivíduos sem queixas físicas. Rev. Terapia Manual Fisioterapia Manipulativa, 2003; v.2 28-32.
[10] Mattos, H. M.; Pryzsiezny, W. L. Análise baropodométrica da influência podal na postura. Rev. Terapia Manual Fisioterapia Manipulativa, 2004; v.3, n 01, 240-246.
[11] Moraes, S. T. Przysiezny, W. L.; Estudo da influência da lateralidade e da barra infracapital na reprogramação postural em pacientes lombálgicos crônicos. Rev. Terapia Manual Fisioterapia Manipulativa, 2004; v.3, n.10, 278-283.
[12] Shumway-Cook, A.; Woollacott, M. H. Controle Motor: Teoria e aplicações práticas. São Paulo: Manole , 2003.
[13] Manfio, E. F., et al. Análise do comportamento da distribuição de pressão plantar em sujeitos normais. Fisioterapia Brasil, 2001, v. 2, n. 3, 157-168.
[14] Nashner, L, M., Sensory, neuromuscular and biomechanical contribuitions to human balance. In: Apta Forum, Nashville, Tenn., Proceedings..[S.L]: 1989, APTA, 5-12.
hercules@fisioterapiasalgado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário