Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

domingo, 18 de abril de 2010

Reprogramação Postural através de Palmilhas






PODOPOSTUROLOGIA - Reprogramação Postural através de Palmilhas

A reprogramação postural através de palmilhas é um método que auxilia na abordagem preventiva e terapêutica. Teve origem na escola francesa e busca integrar os conhecimentos da influência dos pés na postura.

As alterações posturais observadas na avaliação podem desencadear dores na região da coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé. Essas alterações podem ser prevenidas e tratadas através de um novo conceito chamado palmilha postural. Esta palmilha é confeccionada por fisioterapeutas após criteriosa avaliação computadorizada dos pés e da postura corporal e tem como objetivo reduzir o pico de pressão da pisada e distribuir a força de reação ao solo por roda a região plantar corretamente. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.

"O funcionamento da técnica se baseia no princípio da correção da origem dos desequilíbrios encontrados no corpo."

Será avaliado as entradas sensório-motoras que podem perturbar a postura (Oclusão dentária, Vestíbulo-coclear ou labirintos, Óculo-motor e podal). Um dos frequentes locais de origem de distúrbios são os pés, como por exemplo, quando temos uma alteração no tipo da pisada isso resultará em uma alteração do funcionamento do tornozelo, como adaptação os joelhos irão ser sobrecarregados por compensação, o quadril e a pelve por sua vez irão também ser sobrecarregados pela alteração existente, e assim sucessivamente até que uma estrutura ou articulação no corpo não consiga se adaptar ao estímulo e irá provocar sintomas, como dor.

Pela avaliação baropodométrica e parâmetros posturais, são inseridos na planta dos pés elementos de etil-vinil-acetato (EVA) com espessura de 1 a 4 mm em locais pré-definidos. Estes elementos fornecem informações ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo produz em reequilíbrio através de reações reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias posturais, nivelando a bacia, diminuindo a torção de tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga na coluna vertebral, nos joelhos e nos pés.

INDICAÇÕES:
Palmilhas esportivas para a prevenção e tratamento de lesões em atletas de Futebol, tenis, volei, basquet, corrida,etc..

Pé plano ou cavo;
Calcâneo valgo ou varo;
Esporão de calcâneo;
Fascite plantar;
Tendinites;
Metatarsalgias;
Neuroma de Morton;
Diferença de comprimento de membros inferiores (perna curta);
Hálux valgo (joanete);
Artroses;
Dores na planta dos pés;
Dor na coluna, quadril, joelho e tornozelo;
Periostites (canelite);
Fratura por estresse.

Um comentário:

  1. Olá dr. Lucas, sou fisioterapeuta e fiz o curso de podoposturologia há 1 ano e meio e agora resolvi montar minha oficina de palmilhas e estou querendo comprar o podomix usado pois o novo na Podaly está muito caro. Moro em Minas Gerais. Você algum lugar para me indicar? Obrigada, Karina Barros

    ResponderExcluir