Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pé Chato e Pronado

O pé humano é uma estrutura complicada consistindo de 26 ossos, muitas articulações, ligamentos, músculos e tendões. Cada par de pés é único, porém pode compartilhar certas características estruturais básicas.

Pé chato tem o arco baixo, e é bem comum. A maioria dos pés chatos é o que os ortopedistas chamam de pronado.

Pé chato pode ser resultado de anormalidade no alinhamento dos ossos, elasticidade excessiva dos ligamentos, desequilíbrio muscular, ou alguma combinação desses fatores. Para complicar ainda mais as coisas, nem todo pé pronado parece chato, e alguns pés que parecem chatos não são pronados.

Pés chatos podem ser severos e aparentes no nascimento; esses podem requerer tratamento com emplastros ou cirurgia. Os mais comum é o pé chato desenvolver durante a juventude, os sintomas podem aparecer a qualquer época, e alguns pés chatos nunca transformam-se em problema. Pé chato pode ser uma característica de família, mas não há certeza que ele irá se desenvolver.

Pés pronados alteram o alinhamento do pé, tornozelo, perna, pélvis e região lombar. O problema pode se desenvolver a qualquer nível. O pé pronado é instável. Isso resulta em movimento excessivo e anormal pelas articulações, e pode causar fadiga e tensão - geralmente descrita como "pés cansados". Conseqüências a longo prazo incluem: artrite, joanete, esporar calcâneo, neuroma de Morton e outras deformidades. A famosa entre corredores "canelite" pode ser resultado do trabalho excessivo dos músculos da região da tíbia na tentativa de compensar a instabilidade do pé.

Pé chato é uma deformidade complexa que deve ser apropriadamente avaliada pelo ortopedista. Ele pode recomendar um aparelho ortopédico para compensar os problemas e permitir que os pés funcionem com mais eficiência. O ortopédico alivia o estresse da articulações, ligamentos e músculos e a ações das forças deformadoras no pé é diminuída.

2 comentários:

  1. Quando se copia de outro site, deve-se colocar fonte!

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem o pé pronado e faz sapateado agora que esta em um nível profissional esta apresentando dores no joelho.ela já fez osteopatia e fisioterapia para o pé mas nada adiantou,o que fazer? O kinesio tape ajudaria ela ter mais consciência da postura do pé?

    ResponderExcluir