Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2009

TENDINITE DE CALCANEO

Como já disse anteriormente no artigo sobre tendinite patelar, os tendões são estruturas que conectam o músculo ao osso, transmitindo a força dos músculos aos ossos. Eles suportam pelo menos duas vezes a força máxima que os músculos podem exercer sobre eles.
O tendão do osso calcâneo ou tendão de Aquiles é comum aos músculos sóleo e os gastrocnemeos (músculo popularmente chamado de panturrilha ou gêmeos).
Este compartimento é muito comum em relação às lesões por esforço repetitivo em atletas recreacionais ou competitivos, originando as famosas tendinites de calcâneo.
O inicio dos sintomas da tendinite do calcâneo é gradual e insidioso. A atleta queixa - se de dor intensa e constante no tendão, durante ou após a corrida.
O corredor pode observar um discreto inchaço na região da dor e dor ao realizar fortalecimento e ou alongamento da panturrilha.
O tratamento eficaz para esta lesão é a prevenção:
- o uso de calçados apropriados com seu tipo e formato de pé, colaboram para não ocorrer a irritação do tendão; - seguir corretamente a planilha de treinamento que seu educador físico prescreveu;- realizar alongamento muscular das estruturas envolvidas antes e após a atividade física, afim de garantir a flexibilidade do tornozelo e as demais articulações (quadril, joelho e dos membros superiores);- garantir força adequada da musculatura dos membros inferiores bilateralmente, entre elas a musculatura estática e a dinâmica através da avaliação isocinética, para não ocorrer desigualdades musculares.
No caso de algum destes sintomas aparecerem, o atleta deve procurar um médico e ou um fisioterapeuta, a fim de diagnosticar a possível lesão, para reabilitar num menor tempo possível, com intuito de retornar ao esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário