Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sexualidade X Problemas posturais

O Tabu da Sexualidade X Problemas Posturais
Posted on Abril 24, 2008 by tatipilates
Devido a uma educação mais conservadora, é comum que muitas crianças cresçam bloqueando movimentos do quadril por serem “proibidos” ou mesmo por serem “fruto do pecado”. Existe também o problema do preconceito, como contou um de meus alunos, que lembrou de uma situação em que quando era pequeno, tinha um vizinho que era homossexual, o qual sempre o chamava para brincar com os sobrinhos… ele por se sentir mal, pois não queria parecer como o ”tio” (que andava com a bunda arrebitada) começou a andar projetando o quadril para frente pensando que assim ele seria diferente e porque Isso o tornaria mais másculo. Porém, mal sabia ele que, ai começaria uma série de mudanças na biomecânica de seu corpo, levando a uma grande limitação de movimentos da coluna, somado a rigidez do quadril e retificação da lombar, ao mesmo tempo que aumentou a curvatura da torácica somada a projeção da cabeça à frente. Aos 17 anos, ele já sofria de dores na virilha e lombar e só agora, com mais de 30 anos, foi aprender a relaxar a musculatura da coluna, voltando a fluir seus movimentos… Sem falar que, deixar a bunda aparecer não altera mais a sua masculinidade, trazendo beneficios como o alívio de tensões lombares.
Independente do motivo causador do bloqueio e da limitação dos movimentos do quadril, isso irá prejudicar a saúde da coluna, enfraquecendo a musculatura do assoalho pélvico, limitando a flexão do quadril, dificultando na hora de sentar, principalmente no solo. Esse bloqueio ocasiona uma certa insensibilidade na área pubianda, sendo que, a liminitação nos movimentos e a falta de flexibilidade pode tornar doloroso o ato sexual, chegando a causar, em casos extremos, a frigidez.
Na maioria das vezes, isso é algo inconsciente, você só vai notar a diferença após realizar aulas de Pilates, e executando exercícios que melhoram essa conexão com o corpo, o auto-controle e fortalecimento da musculatura pélvica. Ao praticar o Pilates, existe uma melhora de flexibilidade e aumento de mobilidade do quadril e coluna. Isso irá desbloquear e fazer a fluir a energia da coluna, fortalecer e tonificar o corpo, além de eliminar o estresse do dia a dia, onde passamos a maior parte do tempo sentados ou em pé dependendo da profissão.
** É importante sempre pensar no corpo como um todo. Para ele estar bem, a energia deve fluir livremente, não podemos ignorar algumas partes ou mesmo não devemos trabalhar somente outras… tudo deve estar em equilíbrio e em harmonia.
** Claro que equilíbrio quer dizer que tudo que é em excesso também não é bom. Uma vida saudável consiste em poder realizar aquilo que gostamos de fazer sem dor e sem limitações, sem abusos e sem perder nossa integridade moral e física.
By Tatiana Matsuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário