Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mais atenção com seus pés

Como sabemos, os pés são as estruturas que entram primeiramente em contato com o solo. Os pés acabam absorvendo o impacto das passadas e podem não suportar tanto desgaste e sofrer vários tipos de lesões. Existe uma gama de lesões que podem ser ocasionadas pelo esporte praticado por vocês. Com a corrida, há uma maior sobrecarga de forças geradas pela ação da gravidade (peso corpóreo sobre o solo) e o contrário a essa força, ou seja, do impacto do solo sobre os pés.
Uma dessas lesões é a fratura por "stress", que pode aparecer nos metatarsos (primeira fileira óssea abaixo dos dedos do pé) e é mais provável que aconteça no início da temporada, no atleta sem preparo físico ou com mudanças de superfícies de treinamento e ainda no calçado inadequado para determinado tipo de solo. O pé recebe o impacto constante do solo e não resiste. Portanto um bom calçado para cada tipo de corrida, ameniza o problema.
Existe também a tendinite do calcâneo. O tendão do calcâneo (Aquiles) é o tendão comum dos músculos da panturrilha. Insere-se na parte posterior do calcâneo e constitui um local freqüente de lesões nos atletas competitivos e recreacionais. Essa lesão é causada pelo forte impacto na parte de trás do pé, normalmente desprotegido, e pelo "overuse" - uso excessivo. Um outro fator importante é a diferença no comprimento dos membros inferiores que sobrecarregam o lado da perna mais curta que recebe maior força de impacto na área de apoio do calcanhar. O uso de uma órtese (calcanheira) eleva o local, protegendo-o da lesão.
A fascite plantar é aquela dor encontrada na curvatura da sola do pé. A fáscia plantar é uma densa tira de tecido que sustenta o arco longitudinal (que vai do calcanhar em direção aos dedos do pé). Este arco ajuda na potência de arranque para a corrida e os saltos. Esta lesão também é causada por "overuse" e/ou "overtrainning" - excesso de treino; é encontrada em atletas que tem o "pé chato". Por esse motivo, o uso preventivo de uma palmilha é de extrema importância para resolver o problema.
Outra lesão encontrada e que por muitas vezes é mal diagnosticada, é o neuroma interdigital, popularmente conhecido como Neuroma de Morton. É um tumor benigno de tecido fibroso, encontrado no antepé, ou seja, entre as bases dos dedos e o início da curvatura embaixo do pé. A queixa principal é a sensação de queimação ou de choque elétrico no antepé, que por muitas vezes pode ser confundida com uma pedra no sapato. O uso de uma órtese também é indicado neste caso.
Outro tipo de lesão é a sesamoidite, que é a inflamação dos tecidos que circundam dois pequenos ossos encontrados no início da curvatura do pé (região localizada na sola do pé, logo abaixo do "dedão"). O atleta mais propenso a esta lesão é aquele com pé cavo rígido. Uma palmilha semi-rígida no local pode proporcionar o alívio da dor.
Primeiramente antes de o atleta inserir o uso de palmilhas em suas atividades esportivas, deve-se inicialmente procurar sempre um profissional qualificado como um ortopedista ou um fisioterapeuta para melhor diagnóstico da lesão e por seqüência, melhora da qualidade de vida e melhor desempenho no esporte.
Dr. Leonardo Signorini CREFITO 3 / 41565–F

Nenhum comentário:

Postar um comentário