Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2009

POSTURA E DOR ESTÃO RELACIONADAS COM SEU TIPO DE PÉ E DE PISADA

A postura do corpo humano está intimamente ligada aos pés. Elas devem devem estar em perfeito equilíbrio e harmonia com o centro de gravidade corporal.
A Podoposturologia é uma metodologia com origem na escola francesa que busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura. Geralmente as alterações posturais de origem podal (pés) que ocorrem no corpo necessitam de uma compensação em outro local para neutralizá-la. Uma tensão alterada em um local causa uma sobrecarga em outra área. Este peso excedente também requer uma nova compensação em um terceiro local. Isso se segue até que uma última mudança não possa ser mais equilibrada. Neste trabalho de compensações podem aparecer os desequilibrios músculos esqueléticos que são causadoras de desvios e dor.Os pés são as estruturas que entram primeiramente em contato com o solo e agem intensamente no controle postural, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impactos e distribuição do peso corpóreo na pressão plantar, por isso a importância dele.Para avaliarmos qual o tipo de pé, como você pisa e anda, há um aparelho eletrônico chamado Baropodometria Computadorizada que através de sensores dispostos em uma plataforma quantifica, mensura as pressões plantares e verifica como está seu alinhamento e equilíbrio corporal e postural do joelho, quadril e coluna vertebral.É importante realizá-lo principalmente nas crianças para detecção precoce das possíveis alterações na postura, e também para jovens, adultos e atletas que praticam alguma atividade física como caminhada, corrida, basquete, vôlei, ou que tenham algum problema como metatarsalgias, neuroma de morton, canelites, fraturas de estresse, tendinites, lesões de cartilagem fascite plantar , esporão de calcâneo e alguns desvios posturais, problemas de coluna e joelho.Se houver algum desvio de ordem podal identificado neste exame o Fisioterapeuta especialista em Podoposturologia realiza uma Reprogramação Postural através do uso de uma Palmilha Postural Personalizada de acordo com sua pisada e postura, a fim de corrigir, tratar, prevenir estas patologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário