Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Descuido com a coluna causa dores e até a indesejável barriguinha

O descuido com a coluna causa dores e até a indesejável barriguinha

Você sabia que a má postura causa dores, hérnias de disco, cardiopatias e até barriguinha?
Pois é! Um simples descuido sua na cadeira, ao ler essa matéria, pode fazer você engrossar a lista de quem teve, tem ou terá dores nas costas - 80% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. E a maioria desses problemas é causado pelos vícios posturais.

Por isso, manter uma boa posição ao andar, sentar, dormir, dirigir e praticar exercícios físicos faz toda a diferença, não só em sua silhueta, mas em sua qualidade de vida! Então, erga-se nessa cadeira e fique de olho em algumas dicas e tratamentos que auxiliam na reeducação postural e no alívio da dor.

A coluna vertebral não é reta como pensamos. Ao olharmos de lado, podemos perceber que ela possui quatro curvaturas: a lordose cervical, a lordose lombar, a cifose sacral e a cifose torácica.

Além disso, todos nós possuímos cerca de dez graus de escoliose, em virtude da presença do coração, mas a má postura pode levar ao crescimento anormal dessas curvaturas. E é aí que reside o perigo! "Ao contrário do que se pensa, uma má posição não causa deformidades, mas ela pode aumentar as curvas naturais do corpo e até mesmo levar a inclinação lateral da coluna, causando contração muscular e bastante desconforto", revela o médico do esporte e responsável pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), André Pedrinelli.

Dores, alterações vertebrais e barriga
Ainda que o avançar da idade e a falta de exercícios, naturalmente, levem a muitos vícios posturais, a maior causa de problemas na coluna é o desleixo com a postura, seja em casa, na rua ou no próprio ambiente de trabalho. "Com o avanço da idade, as pessoas andam mais curvadas para a frente por causa da osteoporose. Mas a má postura é a campeã das causas de dores nas costas", explica o presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, Fabio Ravaglia, acrescentando que este mau hábito, além da lombalgia e das dores, costuma dar desconfortos também na cabeça, pernas e braços. Se não houver cuidado, é possível desenvolver problemas maiores como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. "Alterações na coluna vertebral, como as hiperlordoses - mais comuns nas mulheres - e a hipercifose torácica - freqüente no sexo masculino -, são muito constantes", revela o ortopedista.

A mulher possui uma lordose lombar maior que a do homem, pela presença de uma bacia mais larga. No entanto, quando ela possui uma hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para a frente, originando a indesejável barriguinha.


A cifose se caracteriza por um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral localizada no meio das costas, muito comum com o avanço da idade. "Quem sofre de cifose torácica costuma possuir ombros e pescoço inclinados para a frente e uma pequena corcunda", explica a fisioterapeuta Daniela Martins. São pessoas que, geralmente, sofrem de dores nas costas, braços e mãos. Já a hiperlordose é o crescimento da curvatura lombar da coluna. O bumbum fica levemente empinado e os principais sintomas são dores nas pernas e nas costas, sobretudo, em atividades que envolvam a extensão da coluna, como ficar em pé por muito tempo. Pessoas com músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante constituem o maior grupo de risco. "Nessas pessoas, a flexão do tronco costuma aliviar a dor, o que faz com que elas prefiram manter-se sentadas ou deitadas", afirma Daniela. Por fim, a escoliose é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, resultando em um formato "S" e deixando um ombro mais alto que o outro.

Prejuízo para a saúde e para a beleza
Andar por aí sentindo dor nas costas não é nem um pouco agradável. Agora, imagine ganhar barriga em virtude de uma má postura... Impossível? Nem um pouco! Está comprovado que a famosa barriguinha pode ser sintoma de um descuido com a sua postura. "A mulher possui uma lordose lombar maior que a do homem, pela presença de uma bacia mais larga. No entanto, quando ela possui uma hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para a frente, originando a indesejável barriguinha", conclui Pedrinelli.

Se você acha sofrimento o bastante ter que ostentar uma barriguinha, saiba que o salto alto é outro vilão postural. Ao levantar o pé, o salto encurta a panturrilha e projeta o corpo para frente. Visando compensar esse movimento, a mulher tende a jogar o corpo um pouco para trás, o que pode culminar em uma hiperlordose. Mas não desanime. Para a felicidade do sexo feminino, os especialistas garantem que alguns saltos ainda são permitidos. "O ideal é que o salto tenha entre três e quatro centímetros e possua bico redondo ou quadrado para não dar dor no quadril, no joelho e alteração nas costas. Nada de bicos finos! Eles comprimem os dedos, aumentando joanetes e, quanto mais pontiagudos, mais instabilidade criam ao pisar", aconselha Fabio Ravaglia.

Por fim, vale lembrar que a postura pode influenciar até o emocional da pessoa. E vice-versa. Além de a dor causar desvios de humor e irritação, você já deve ter reparado que pessoas tímidas e depressivas tendem a projetar a coluna para frente. "Algumas pesquisas revelam que 30% dos pacientes que apresentam dor crônica na coluna têm um quadro depressivo. Até porque o neurotransmissor das sensações de dor e tristeza é o mesmo: a serotonina", confirma Pedrinelli.

O médico do esporte André Pedrinelli afirma que a solução para as dores nas costas é mais simples que se imagina. "Pequenas mudanças no dia-a-dia fazem grande diferença no bem-estar da coluna.

A prática de exercícios físicos regulares, buscar não ficar muito tempo na mesma posição, trocar a bolsa de lado enquanto caminha, fazer alongamentos e cuidar da ergonomia dos móveis no ambiente de trabalho dificultam o aparecimento da dor e de alterações na coluna
Os exercícios de alongamento também trazem muitos benefícios para a manutenção de uma boa postura. Eles não corrigem as disfunções posturais, mas reduzem a tensão muscular e melhora os episódios de dor. O ideal é que eles sejam feitos diariamente, pelo menos duas vezes ao dia, ou sempre que houver tensão muscular. Para aqueles que praticam atividades físicas, o alongamento torna-se fundamental para evitar dores e estiramentos musculares e deve ser feito antes e depois do exercício.


Dica de alguns exercícios:

"Incline o corpo para os lados e para a frente. Depois, abaixe a cabeça e apóie o queixo no peito. Espere alguns segundos e leve a orelha ao nível dos ombros. Suspenda os braços flexionados em um ângulo de 90 graus e leve-os para trás da cabeça. Sente com uma das pernas flexionadas e a outra estendida e tente pegar a que está mais distante. Coloque as duas pernas estendidas e tente alcançá-las", recomenda. E se você sofre com dores advindas de movimentos repetitivos, ela indica: "Faça alguns alongamentos de punho. Estenda o braço e flexione o punho para cima e para baixo, para um lado e para o outro. O mesmo pode ser feito com o pé".
Vale ressaltar que a respiração é de extrema importância no alongamento. Ela deve ser lenta e suave. Faça os exercícios acima com muita calma e busque manter cada posição por pelo menos dez segundos. Quando sentir dor, retorne à posição anterior que não trazia desconforto.


Além dos alongamentos, manter a coluna alinhada requer mudanças de hábitos. Para ajudar você a manter a postura correta, elaboramos um guia de atitudes que você deve tomar diariamente:

- Ao sentar-se em casa ou no trabalho, evite fazê-lo com a coluna torta, ou colocar os joelhos próximos ao tórax. Busque cadeiras que possuam encosto apropriado para a coluna e mantenha os pés no chão. Permita que haja um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira. Os joelhos devem formar um ângulo igual ou superior a 90º com a cadeira.

- Diante do computador ou da televisão, mantenha o topo da tela ao nível dos olhos. E no caso do computador, ele deve ficar distante cerca de 45 centímetros do corpo. O antebraço, punhos e mãos devem ficar em linha reta em relação ao teclado. E os cotovelos devem ser mantidos junto ao corpo.

- Dê um passeio de dez a quinze minutos a cada duas horas de trabalho. Assim, você evita que o corpo relaxe demais e que termine em uma postura inadequada.

- Ao carregar algum peso, mantenha o objeto colado ao corpo. Caso esteja carregando bolsas e sacolas, procure sempre dividir o peso. Dê preferência às mochilas, que já fazem essa divisão, ou alterne sempre a bolsa de lado. E ao colocar algum peso ou buscar algum objeto em locais altos, como armários e prateleiras, suba numa cadeira, banco ou escada, mantendo sempre a coluna alinhada. Não eleve os braços acima da cabeça, nem fique na ponta dos pés.

- Ao levantar algum peso do chão, fique de cócoras, flexione os joelhos e não incline o tronco para frente. Pegue o objeto e levante com a coluna reta, mantendo o objeto próximo ao corpo. Ao ficar de pé, nunca se apóie em apenas uma perna. Distribua o peso do corpo entre elas.

- Na hora de dormir, a melhor posição é a fetal (de lado, com as pernas semi-flexionadas). Use um travesseiro para manter o pescoço alinhado com a coluna e outro para os joelhos. Os braços devem ficar estendidos ao longo do corpo.

Diagnóstico e tratamentos

Agora, se você desconfia que já possui alguma deformação na coluna, existem dois testes simples que podem ser feitos em casa e que irão te ajudar a confirmar suas suspeitas: com as pernas e joelhos estendidos, incline o tronco para a frente, mantendo braços e cabeça pendentes. Verifique se os dois lados das costas estão simétricas e os braços nivelados. Se houver uma diferença significativa, você pode estar com algum desvio na coluna vertebral. No outro teste, coloque um prumo na altura do pescoço e, ao inclinar o corpo para a frente, veja se ele permanece no meio da coluna ou pende para um dos lados. Vale ressaltar que o diagnóstico preciso só poderá ser dado pelo exame clínico realizado pelo médico ortopedista.

Existem inúmeros tratamentos para a coluna, que vão de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares a técnicas com o uso de calor e massagens. No entanto, eles não corrigem os vícios posturais. Nesses casos, a fisioterapia tem se mostrado mais eficiente. Além de diminuir as dores, técnicas como Pilates e RPG também buscam a correção postural através do fortalecimento muscular e do alongamento das fibras musculares contraídas. Por isso, fique por dentro:

RPG - Sigla para Reeducação Postural Global, o RPG é uma técnica francesa eficaz no trato de diversas patologias associadas à coluna vertebral. Ela atua sobre as cadeias musculares através de exercícios que as alongam ao mesmo tempo em que as fortalecem.

Pilates - É um método alemão semelhante ao RPG, que se caracteriza por exercícios físicos e de alongamento. A técnica visa reeducar a postura do paciente, bem como promover maior firmeza e flexibilidade para o corpo. Ao contrário do RPG, que trabalha o corpo em uma posição estática, o pilates trabalha a musculatura em movimento. O paciente, de tanto repetir os exercícios passados pelo especialista, acaba por interiorizar aquela postura e dificilmente voltará a manter uma má posição.


Por Luana Martins www.bolsademulher.com

Um comentário:

  1. tenho o diagnóstico de neuroma de morton. há uma ano tento encontrar a causa das minhas dores nos pés, e ha poucos meses fecharam este diagnóstico Foi indicada uma palminha de couro, feita sob medida que de nada adiantou. Eu mesma pesquisei outro tipo, de umamaterial mais flexivel, e também de nada mudou. Tenho dores horrívesi, mutas vezes até de madrugada enquanto durmo, acordo com cãibras e dores foretes. Alguns médicos dizem que tenho que conviver com isso:/ è verdade? Não me confoemo que nao exista algo que minimize estas dores e me faça poder praticar exercícios e caminhar na praia , o que tanto gosto e priorizo ela minha qualidade de vida!!.
    Aguardo um retorno, por favor. atenciosamente.

    ResponderExcluir