Quem sou eu

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MULHER DE SALTO

EPara 80 % das mulheres, o salto alto é tudo de bom: turbina o bumbum, coloca o peito para frente deixando a mulher muito mais bonita e imponente, certo? Errado!

Segundo a Sociedade Americana de Ortopedia, cerca de 3 bilhões de dólares são gastos anualmente em cirurgias nos pés.
A surpresa fica por conta do maior causador das doenças: o salto alto. Isso mesmo! Apesar de ser um aliado da vaidade feminina, ela pode causar muitos problemas.Infelizmente, quanto maiores eles são, mais dores e problemas ortopédicos causam.
Calos,
bolhas,
inchaço
e até fissuras podem aparecer por causa do excesso de saltos.

Quando usado por um longo período, saltos que tenham mais que 4 centímetros de altura podem causar danos à coluna e aos joelhos, encurtamento dos músculos da panturrilha e desvios nos pés.Independente do tamanho e do formato, ele muda a maneira como a pessoa pisa no chão e se equilibra (quanto maior o salto, menor a superfície de apoio), o que faz com que o peso se concentre nos dedos.
Uma observação para as mamães: fiquem atentas aos calçados de suas filhas.
Muitas colocam salto alto nas meninas porque acham “engraçadinho”. Isso é um perigo, pois elas vão começar a ter problemas muito cedo, incluindo dores nas costas e desvios posturais.


Pisada errada
O uso constante do salto faz com que os músculos posteriores da perna encurtem e os da frente fiquem mais longos,por isso existem pessoas que usam salto alto constantemente e que quando colocam “rasteirinhas” ou tênis ficam desconfortáveis na panturrilha e pés,que são sinais de encurtamento do tendão de Aquiles. Outro problema são as dores no arco anterior dos pés ,local onde o pé fica apoiado nos famosos joanetes, causados pelo desvio dos dedos, por compressão. Algumas mulheres tem a genética favorável ao joanetes; se a mãe ou a avó tem,ela terá também.O ideal seria intercalar o uso do salto com o do tênis ou da rasteirinhas,assim a musculatura fica em estágio intermediário.

Os modelos que mais se adaptam aos pés são os de solados (sandálias ou chinelos), mas com o solado flexível também. Os sapatos de salto podem causar problemas como tendinite (inflamação do tendão) na perna e dores musculares. Calçados fechados de borracha e outros materiais sintéticos, como o tênis, facilitam o aparecimento de micoses. Ele deve ser arejado e não deve ser usado 2 dias seguidos, é preciso deixá-lo fora do armário, se possível no sol.
Enxugar bem os pés também previne as micoses e o mau cheiro.
Modelos com bico fino facilitam o aparecimento de unhas encravadas -para evitar o problema é preciso cortar a unha de modo a deixá-la quadrada e sem pontas. Os mais recomendados são os sapatos com saltos e bicos quadrados, por serem mais estáveis e confortáveis.
Os solados tipo plataforma também são uma boa opção porque ajudam a manter o equilíbrio mais facilmente. Fuja, ou reserve para ocasiões muito especiais, os sapatos de salto fino ou agulha, que são pouco estáveis e facilitam uma torção.

Como escolher o sapato
• Prefira comprar no fim da tarde e à noite (os pés incham ao longo do dia);
• Veja qual dedo do pé é maior. Na hora de calçar, é preciso haver 2,5 cm de folga em relação a esse dedo;
• Experimente sempre os dois pés do calçado (um pé sempre será diferente do outro);
• Nem um pouco largo, nem apertado: é preciso que ele esteja confortável na loja;
• Dê uma voltinha para ver se o calçado oferece bom equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário